Relato de experiência: estímulo aos hábitos saudáveis para a população hipertensa e diabética em uma UBS em Dourados
2022; Brazilian Journal of Development; Linguagem: Português
10.34117/bjdv8n8-140
ISSN2525-8761
AutoresKarla Pinheiro Peres, Camila Santiago Natal da Silva Pires, Enzo Kimura Gracini, Letícia Melo Nascimento, Maria Eduarda Inácia da Silva, Ana Paula Dossi de Guimarães e Queiróz,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoO presente estudo tem como objetivo explanar as experiências adquiridas, por discentes da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), do curso de Medicina na Atenção Primária à Saúde do município de Dourados-MS. A metodologia utilizada tem caráter observacional oriundo do acompanhamento da rotina dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), do conhecimento do território e do perfil dos pacientes assistidos, além de uma melhor compreensão da Atenção Primária à Saúde na práxis estabelecendo correlações com a teoria, por intermédio do estágio ofertado na disciplina de Atenção á Saúde da Comunidade, após os conteúdos teóricos serem ministrados. Nesse ínterim, o projeto foi desenvolvido por 5 acadêmicos do terceiro semestre, trazendo esclarecimentos e orientações sobre alimentação e atividade física aos pacientes hipertensos e diabéticos daquela área, demanda observada minuciosamente durante o período de estágio, de forma multidisciplinar, didática e personalizada, enfocando na conscientização sobre hábitos saudáveis básicos para uma melhor qualidade de vida desse público-alvo, a fim de beneficiar tanto os pacientes quanto à prestação de serviços da UBS, uma vez que a ação foi realizada em associação ao hiperdia, após um período estagnado em decorrência da pandemia. Desse modo, é perceptível como ações que consideram as particularidades dos pacientes são proveitosas e benéficas à assistência deles, tendo em vista essa característica humanizada do atendimento, além de tornar efetivo o serviço prestado pela UBS e fortalecer o relacionamento profissional-paciente. Ademais, também foi proporcionado aos acadêmicos esse conhecimento concreto da realidade do SUS, em questão de diretrizes, imbróglios e limitações quanto á prestação de serviço à população, além da experiência de produzir e organizar um projeto educacional em saúde, contemplando todas as etapas, desde o desenvolvimento da ideia até a aplicação e análise dos resultados.
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