
Ecoar-se aos Cantos: A coralidade das vozes na trilogia Cantos de trabalho (1975-76)
2022; Associação de Investigadores da Imagem em Movimento; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.14591/aniki.v9n2.865
ISSN2183-1750
Autores Tópico(s)Art, Politics, and Modernism
ResumoCom base em teorias acerca da coralidade nos estudos do som, do teatro e do neorrealismo italiano, este artigo analisa as aparições de vozes em conjunto na trilogia Cantos de trabalho (1975-76) de Leon Hirszman. Defende-se que a coralidade se instaura paradoxalmente nas obras tanto como manifestação espontânea de instâncias separadas em conjunto quanto coletivo fantasmático, alucinado ou encenado, dessas mesmas instâncias. O artigo evidencia a coralidade como enriquecedora ferramenta de análise fílmica num âmbito geral, expandindo o corpus cinematográfico e os suportes artísticos em que o termo foi historicamente utilizado e compreendendo-o como uma aparição potente no cinema. Na trilogia de Hirszman, aponta-se para uma coralidade que evidencia, através de suas vozes coletivas, uma relação de trabalho no campo que integra de forma solidária, embora contraditória, terra, esforço e comunidade.
Referência(s)