
Linguagem e conexões no ensino e aprendizagem de Matemática
2022; Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Volume: 19; Issue: Edição Especial Linguagem: Português
10.37001/remat25269062v19id679
ISSN2526-9062
AutoresSabrina Aparecida Martins Vallilo, Lilian Esquinelato da Silva, Egídio Rodrigues Martins,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEste artigo tem como base um diálogo entre duas dissertações de mestrado: Vallilo (2018) e Silva (2018), considerando os temas linguagem e conexões matemáticas. O objetivo deste artigo é evidenciar como a linguagem ajuda o aluno a expressar o que sabe e o que aprendeu, de forma que o professor proponha problemas que possibilitem conexões entre as áreas da Matemática. A compreensão da linguagem, matemática e materna, com as conexões entre as diferentes áreas da Matemática são itens de destaque neste estudo para análise do aprendizado do aluno. Essa união entre esses estudos, linguagem e conexões, é discutida neste artigo por meio de três atividades trabalhadas na educação básica, uma envolvendo fração, e duas envolvendo áreas e perímetro de figuras planas. Conclui-se que a Matemática existe por meio das uniões entre seus diferentes ramos Aritmética, Geometria e Álgebra, de forma que a linguagem possibilita a união desses tópicos.
Referência(s)