Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Linguagem e conexões no ensino e aprendizagem de Matemática

2022; Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Volume: 19; Issue: Edição Especial Linguagem: Português

10.37001/remat25269062v19id679

ISSN

2526-9062

Autores

Sabrina Aparecida Martins Vallilo, Lilian Esquinelato da Silva, Egídio Rodrigues Martins,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este artigo tem como base um diálogo entre duas dissertações de mestrado: Vallilo (2018) e Silva (2018), considerando os temas linguagem e conexões matemáticas. O objetivo deste artigo é evidenciar como a linguagem ajuda o aluno a expressar o que sabe e o que aprendeu, de forma que o professor proponha problemas que possibilitem conexões entre as áreas da Matemática. A compreensão da linguagem, matemática e materna, com as conexões entre as diferentes áreas da Matemática são itens de destaque neste estudo para análise do aprendizado do aluno. Essa união entre esses estudos, linguagem e conexões, é discutida neste artigo por meio de três atividades trabalhadas na educação básica, uma envolvendo fração, e duas envolvendo áreas e perímetro de figuras planas. Conclui-se que a Matemática existe por meio das uniões entre seus diferentes ramos Aritmética, Geometria e Álgebra, de forma que a linguagem possibilita a união desses tópicos.

Referência(s)