
MARCA TERRITORIAL COMO ESTRATÉGIA NOS PLANOS ESTADUAIS DE TURISMO: OS CASOS RN, RO E RS
2022; UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português
10.54399/rbgdr.v18i2.5371
ISSN1809-239X
AutoresGiovana Goretti Feijó de Almeida, Guilherme Bridi, Edson Modesto de Araújo Júnior, Nayara Cristina Santana da Silva, Mellyssa Layla Barbosa Damasceno,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO presente estudo contempla a discussão das relações entre planos estaduais de turismo e marcas territoriais na realidade de estados brasileiros. O objetivo é compreender se (e como) Rio Grande do Norte, Rondônia e Rio Grande do Sul estariam desenvolvendo seus planos de turismo estadual baseados nas marcas territoriais como estratégia para o desenvolvimento turístico, estendendo essa compreensão para o grau de inserção dessas marcas nesses documentos específicos. A metodologia é de natureza qualitativa, sendo um estudo descritivo-explicativo. Utiliza-se de pesquisa bibliográfica e documental, com coleta de dados nos sites oficiais de turismo, além dos Planos Estratégicos e de Marketing Turístico e marcas territoriais adotadas nos três estados analisados. Faz-se a análise comparativa entre as realidades investigadas a partir do aprofundamento de oito categorias analíticas preestabelecidas. Os resultados apontam que o RN se encontra num patamar mais avançado nas estratégias para expansão de sua marca turística. No RS, as ações de desenvolvimento do turismo vêm perdendo espaço, identificando-se a necessidade de recuperar e renovar sua marca. Já a realidade de RO revela que estado ainda se encontra num estágio inicial do desenvolvimento de ações estruturantes e estratégicas voltadas ao desenvolvimento de sua marca. A conclusão reitera a existência de marcas territoriais nos planos estaduais do turismo nos três estados do Brasil.
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