Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

MARCA TERRITORIAL COMO ESTRATÉGIA NOS PLANOS ESTADUAIS DE TURISMO: OS CASOS RN, RO E RS

2022; UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português

10.54399/rbgdr.v18i2.5371

ISSN

1809-239X

Autores

Giovana Goretti Feijó de Almeida, Guilherme Bridi, Edson Modesto de Araújo Júnior, Nayara Cristina Santana da Silva, Mellyssa Layla Barbosa Damasceno,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O presente estudo contempla a discussão das relações entre planos estaduais de turismo e marcas territoriais na realidade de estados brasileiros. O objetivo é compreender se (e como) Rio Grande do Norte, Rondônia e Rio Grande do Sul estariam desenvolvendo seus planos de turismo estadual baseados nas marcas territoriais como estratégia para o desenvolvimento turí­stico, estendendo essa compreensão para o grau de inserção dessas marcas nesses documentos especí­ficos. A metodologia é de natureza qualitativa, sendo um estudo descritivo-explicativo. Utiliza-se de pesquisa bibliográfica e documental, com coleta de dados nos sites oficiais de turismo, além dos Planos Estratégicos e de Marketing Turí­stico e marcas territoriais adotadas nos três estados analisados. Faz-se a análise comparativa entre as realidades investigadas a partir do aprofundamento de oito categorias analí­ticas preestabelecidas. Os resultados apontam que o RN se encontra num patamar mais avançado nas estratégias para expansão de sua marca turí­stica. No RS, as ações de desenvolvimento do turismo vêm perdendo espaço, identificando-se a necessidade de recuperar e renovar sua marca. Já a realidade de RO revela que estado ainda se encontra num estágio inicial do desenvolvimento de ações estruturantes e estratégicas voltadas ao desenvolvimento de sua marca. A conclusão reitera a existência de marcas territoriais nos planos estaduais do turismo nos três estados do Brasil.

Referência(s)