
Inovação sob a ótica das políticas públicas de transporte escolar em Pernambuco
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 11 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i11.33288
ISSN2525-3409
AutoresStella Maria do Nascimento, Karine Rosália Felix Praça Gomes, José Luiz Alves, José de Lima Albuquerque, Ana Claudia Dantas Cavalcanti, Leonardo Ângelo de Souza Santos, Alexandre Barbosa Venancio, Sandra Felix da Silva, Ruth Michelly Ramos de Souza,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO Estado de Pernambuco desenvolve política pública de transporte escolar, cuja existência (ou falta dela) tem um impacto direto no nível mais simples da oportunidade de frequentar à escola. Para tanto, dada a importância deste serviço, é importante saber como o estado pernambucano está fundamentando e organizando, para implantação e/ou inovação dessas políticas. Partindo da concepção de inovação como um repensar na atual operacionalização desses serviços seja interna ou externamente, esta investigação propõe-se a identificar os instrumentos de inovações (ou a falta deles) na gestão dos serviços de transporte escolar em Pernambuco. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é um estudo descritivo exploratório de abordagem qualitativa, cujas fontes de informação consideradas são os instrumentos de controle existentes na Gerência de Articulação Municipal da Secretaria Estadual de Educação e Esportes no período de 2017-2020, sob forma de documentos, planilhas, gráficos, relatórios e tabelas. Quanto a gestão dos serviços de transporte escolar em Pernambuco, enfatizou-se a inovação numa perspectiva ampla, tendo como base o conhecimento conectado com os processos interativos através do qual o conhecimento é criado, trocado, inter e intra institucionalmente, com base nos princípios da inovação fortalecendo o desenho da política pública de transporte escolar público, Portanto, enfatiza-se a importância da política pública na vida dos estudantes e o quão devemos observar todo contexto que a envolve, para que tenhamos um Estado mais justo e transparente.
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