Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Veículos elétricos: Um estudo descritivo de seus impactos ambientais

2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 11 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v11i11.32235

ISSN

2525-3409

Autores

Igor Rodrigues Arangues, Adriano Francisco Siqueira, Leandro G. Aguiar, Patrícia Caroline Molgero Da Rós, Diovana Aparecida dos Santos Napoleão, Hélcio José Izário Filho, Marco Aurélio Kondracki de Alcântara,

Tópico(s)

Energy, Environment, and Transportation Policies

Resumo

Inventado no Século XIX, os carros elétricos não foram competitivos o suficiente para disputarem mercado com os carros a combustão durante o Século XX. Com o crescimento do pensamento sustentável e do debate sobre poluição, meio ambiente e mudança climática, a queima de combustíveis fósseis e a poluição gerada pelo processo se tornaram pontos críticos no debate ecológico. Devido à urgência da mudança climática, maiores investimentos foram realizados em tecnologias que minimizem o problema e empresas com propostas mais ecológicas surgiram no mercado. Este trabalho teve como objetivo concatenar e comparar as principais conclusões disponíveis na literatura contemporânea a respeito do uso de carros elétricos a bateria, a fim de descrever seus impactos ambientais, principalmente quando comparados aos carros convencionais. Concluiu-se que a mudança para carros elétricos é ambientalmente positiva quando conciliada à mudança de matriz energética para fontes renováveis, chegando a uma redução de 34% nas emissões de gases de efeito estufa, em determinados estudos. Porém, ressalta-se que houve grande variabilidade de resultados quanto às reduções de emissões desses gases, com estudos similares alcançando resultados que diferiam 4,5 vezes entre si, devido às premissas utilizadas. Encontraram-se também alternativas para potencializar esta migração de tecnologia de transporte, como políticas de taxação de carbono. Pontuaram-se aspectos negativos dos carros elétricos, como acidificação oceânica e do solo e alta toxicidade humana comparada aos carros a combustão.

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