Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Revisão integrativa sobre a formação de professores na Finlândia

2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 22; Linguagem: Português

10.20396/rho.v22i00.8661095

ISSN

1676-2584

Autores

Luciano Marcelo Stern Diniz de Oliveira, Tânia Stoltz,

Tópico(s)

Global Educational Policies and Reforms

Resumo

A Finlândia é um país marcado por eventos negativos em seu passado, mas suas escolhas de investimento em educação pública o colocaram nas últimas décadas no topo das avaliações educacionais e, como consequência, transformaram o país em uma referência mundial. O objetivo deste artigo é analisar os princípios norteadores das formações de professores na Finlândia, visto que esse é um dos pontos considerados como chave para o sucesso desse sistema educacional. A metodologia utilizada no estudo consistiu em uma revisão integrativa sobre o tema nas bases Scientific Electronic Library Online (SciELO), no catálogo de teses e dissertações da CAPES e no portal de periódicos CAPES/MEC. Utilizou-se os descritores Finlândia e Professor na língua portuguesa e suas traduções na língua inglesa e espanhola. Conclui-se que as pesquisas sobre a formação de professores na Finlândia podem subsidiar as discussões na área da Educação e a formulação de políticas públicas quanto a diferentes possibilidades de formação, com resultados amplamente comprovados e referendados internacionalmente, para potencializar as transformações necessárias das formações docentes no Brasil.

Referência(s)
Altmetric
PlumX