Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Das memórias e encontros com a Abordagem Triangular às reverberações na prática em Artes Visuais

2022; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 9; Linguagem: Português

10.22456/2357-9854.125072

ISSN

2596-3198

Autores

Fabiana Souto Lima Vidal,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Neste artigo, inicialmente, apresento memórias acerca do encontro com a Abordagem Triangular (AT). Em seguida, apresento o CAp/UFPE, campo onde atuo como docente de Artes Visuais. Na terceira parte, abordo as compreensões acerca da AT e de como as ações deste sistema epistemológico integram meu modo de pensar o ensino das Artes e Culturas Visuais. Por fim, apresento recortes de experiências vivenciadas remotamente em 2021 no 1° ano do Ensino Médio, com a temática “Mulheres Artistas”. Finalizo destacando que entendo a AT pelo caráter dialogal e aberto, dando pistas para que ações possíveis no ensino das Artes e Culturas Visuais aconteçam nos mais diferentes contextos e realidades.

Referência(s)