Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Perfil Socioeconômico e Hábito de Consumo de Bebidas à Base de Frutas de Servidores de um Instituto Federal de Educação

2022; Volume: 25; Issue: 5-esp Linguagem: Português

10.17921/1415-6938.2021v25n5-espp655-660

ISSN

2178-695X

Autores

Daniela Almeida Dantas, Elisa Norberto Ferreira Santos, Daniela Peres Miguel, Claudia Maria Tómás Melo, José Humberto De Oliveira Filho, Helen Mara Dos Santos, Fernanda Barbosa Borges Jardim,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

O presente trabalho caracterizou o perfil dos servidores de um Instituto Federal de Educação nos quesitos socioeconômicos e hábitos de consumo de bebidas à base de frutas. O questionário foi confeccionado através da ferramenta Google Forms, totalizando 16 questões de múltipla escolha. A aplicação foi realizada pelo envio por e-mail institucional aos servidores com autorização prévia do Comitê de Ética, conforme Parecer 3.532.635, totalizando 298 respostas, que corresponderam a 26,7% dos servidores. Nos resultados, a maioria dos entrevistados era do sexo feminino (65,4%), com alto grau de instrução (63,8% com mestrado/doutorado) e condições financeiras compatíveis à classe média (38,6% com renda > 5 a 10 salários-mínimos). As maiores frequências foram de servidores não adeptos a dietas especiais (85,2%) e sem restrições ao consumo de sacarose (93,3%). A maioria possui hábitos de consumo de bebidas à base de frutas (90,2%), sendo os sabores mais consumidos os de laranja, limão e uva (85,0; 60,7 e 62,9%, respectivamente). No caso específico do tamarindo, grande parte dos entrevistados gosta desta fruta (82,60%), mas raramente consome bebidas provenientes dessa (41,3%). A maioria desconhece a definição de suco e de néctar (62,20%), mas os entrevistados que confirmaram saber as diferenças, acertaram que a diferença é a concentração de polpa (85,40%). Os entrevistados, em geral, costumam observar a embalagem (34,00% sempre observam) e visualizam, preferencialmente, o prazo de validade (89,80%) e preço (62,80%). Logo, identificou-se no público entrevistado, que o hábito de consumo de bebidas à base de frutas é relevante e frequente, o que representa a tendência atual do consumidor na busca de alimentos nutritivos e saudáveis. Palavras-chave: Bebidas. Frutas. Hábitos Alimentares. Rotulagem Nutricional. Abstract The present study characterized the profile of Education Federal Institute servants regarding socioeconomic terms and consumption habits of fruit-based beverages. The questionnaire was carried out by using the Google Forms tool, totalling 16 multiple choice questions. The application was carried out by sending institutional e-mail to the servants with prior authorization from Ethics Committee according to Opinion 3.532.635, totalling 298 responses, which corresponded to 26.7% of the servants. Int the results, most of the respondents were female (65.4%), with a high level of education (63.8% master / PhD) and financial conditions compatible with the middle class (38.6% with income> 5 to 10 minimum wages). The highest frequencies were of servants not adept to any special diets (85.2%) and without restrictions on sucrose consumption (93.3%). Most have consumption habits of fruit-based drinks (90.2%), with the most consumed flavours being orange, lemon and grape (85.0; 60.7 and 62.9% respectively). In the specific case of tamarind, most of the respondents like this fruit (82.6%) but rarely consume drinks made of it (41,3%). Most of them are unaware of the definition of juice and nectar (62.2%), but the interviewees who confirmed that they knew the differences, agreed the difference is the pulp concentration (85.4%). Respondents, in general, usually look at the packaging (34.0% always do) and preferentially check the expiration date (89.8%) and the price (62.8%). Therefore, it was identified that in the interviewed public, that the habit of consuming fruit-based beverages is relevant and frequent, which represents the consumer current trend in the search for nutritious and healthy foods. Keywords: Beverages. Fruits. Food Habits. Nutritional Labeling.

Referência(s)