
Descolonizar a universidade: Uma experiência no horizonte da integração latino-americana
2022; Volume: 34; Issue: 1 Linguagem: Português
10.54674/ess.v34i1.522
ISSN2610-7759
AutoresMaría Elly Herz Genro, Renata Castro Gusmão, Camila Tomazzoni Marcarini, Victória Mello Fernandes, Rossana de Souza Medeiros Dal Farra, Jurema Garcia Machado, Carlos Alessandro da Silveira,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo tem como objetivo compartilhar resultados da pesquisa Universidade, Formação Política e Bem Viver: Estudo dos Projetos de Universidades Emergentes no Brasil (2003-2014), uma pesquisa qualitativa, construída coletivamente, envolvendo docentes e discentes de graduação e pós-graduação. Envolve quatro universidades emergentes: Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA); Universidade Federal do Sul da Bahia; Universidade Federal da Fronteira Sul e Universidade Federal do Pampa. Compartilhamos aqui os achados relacionados a UNILA - uma experiência que promove movimentos de descolonização da universidade e do processo formativo. Direcionamos o foco às novas gramáticas, uma das ideias forças que surgiram da análise das entrevistas. Trazemos fragmentos das vozes como narrativas do momento, percorremos documentos oficiais e um referencial teórico objetivando ampliar e atualizar a proposta de integração diante do contexto atual. Consideramos como novas gramáticas: brechas descoloniais que contribuem com a ousada proposta de integração latino-americana, uma Ecologia de Saberes (Santos, 2019) em desdobramentos, articulando interculturalidade e interdisciplinaridade, em conexão com o bilinguismo. Uma proposta desafiadora que precisa ser fortalecida e atualizada constantemente, almejando uma formação política em direção ao Bem Viver (Eschenhagen, 2013) como caminho possível e necessário em direção à qualidade social.
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