
A TI Verde enquanto elemento pedagógico para a formação humana integral: uma análise das perspectivas dos docentes do IFS Campus Socorro
2022; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 1; Issue: 22 Linguagem: Português
10.15628/rbept.2022.11463
ISSN2447-1801
AutoresLucas Antônio Feitosa de Jesus, José Osman dos Santos, Luiz Carlos Pereira Santos,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEste artigo é derivado dos resultados da dissertação de mestrado intitulada “TI Verde na Educação Profissional e Tecnológica: um estudo de caso no Instituto Federal de Sergipe Campus Socorro”. Compreendendo que os conteúdos da Tecnologia da Informação (TI) Verde são compatíveis com a formação humana integral prevista nas bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), este manuscrito buscou apresentar as percepções dos docentes do IFS Campus Socorro quanto à articulação da TI Verde em suas disciplinas. Mediante questionário semiaberto com posterior uso de análise de conteúdo (BARDIN, 2016) e estatística descritiva (REIS; REIS, 2002), esta investigação evidenciou a predominante mentalidade tecnicista que rege os professores pesquisados, tanto entre os que aplicam a TI Verde em sua docência como entre os que não o fazem, indo de encontro à omnilateralidade almejada na EPT.
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