Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Futebol, Cultura e Tradição

2022; Volume: 20; Issue: 44 Linguagem: Português

10.5212/rif.v.20.i44.0006

ISSN

1807-4960

Autores

João Eudes Portela de Sousa,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O futebol é o esporte que mais atrai público, adeptos e patrocinadores no Brasil. No estado do Ceará, existem clubes futebolísticos centenários que levam essa paixão ao longo dos anos por todo seu território; independente de gênero, classe social e faixa etária. O presente estudo está embasado por uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, analisando as estratégias de folkmarketing utilizadas pelo Fortaleza Esporte Clube (F.E.C) associadas às questões identitárias e culturais fortalecidas pelas nuances da tradição inerentes a esse espaço geográfico. O corpus da pesquisa está centrado nas publicações em duas redes sociais digitais oficiais do time: Instagram e YouTube, utilizadas como canais de divulgação da campanha do uniforme do Fortaleza para a Copa do Nordeste 2021, desenhado por Espedito Seleiro. Artesão e mestre da cultura cearense

Referência(s)