
Iniciação científica como caminho para a emancipação do aluno vinculado ao Ensino Médio Integrado
2022; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 1; Issue: 22 Linguagem: Português
10.15628/rbept.2022.12031
ISSN2447-1801
AutoresAltino Farias de Morais, Richarles de Araújo Sousa, Regiane de Souza Oliveira Farias, P. F. Wolter, Mário Sérgio Pedroza Lobão,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente trabalho analisa, sob uma revisão literária no campo educacional, conceitos envoltos do Ensino Médio Integrado, da pesquisa como princípio pedagógico e da Iniciação Científica, a fim de relacioná-los com a (trans)formação de estudantes em pesquisadores potenciais, no cenário da Educação Profissional e Tecnológica. A opção metodológica é qualitativa, básica, exploratória, com procedimentos bibliográfico e documental. Destacam-se as modalidades de Iniciação Científica, ou seja, como componente curricular, programa institucional e política pública, que tendem a provocar bons impactos ao aluno em seus processos de ensino e aprendizagem, a exemplo da vontade de aprender, inquietude, criticidade e autonomia e, por conseguinte, sua emancipação.
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