Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Iniciação científica como caminho para a emancipação do aluno vinculado ao Ensino Médio Integrado

2022; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 1; Issue: 22 Linguagem: Português

10.15628/rbept.2022.12031

ISSN

2447-1801

Autores

Altino Farias de Morais, Richarles de Araújo Sousa, Regiane de Souza Oliveira Farias, P. F. Wolter, Mário Sérgio Pedroza Lobão,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente trabalho analisa, sob uma revisão literária no campo educacional, conceitos envoltos do Ensino Médio Integrado, da pesquisa como princípio pedagógico e da Iniciação Científica, a fim de relacioná-los com a (trans)formação de estudantes em pesquisadores potenciais, no cenário da Educação Profissional e Tecnológica. A opção metodológica é qualitativa, básica, exploratória, com procedimentos bibliográfico e documental. Destacam-se as modalidades de Iniciação Científica, ou seja, como componente curricular, programa institucional e política pública, que tendem a provocar bons impactos ao aluno em seus processos de ensino e aprendizagem, a exemplo da vontade de aprender, inquietude, criticidade e autonomia e, por conseguinte, sua emancipação.

Referência(s)