Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A equoterapia no contexto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

2022; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 1; Issue: 22 Linguagem: Português

10.15628/rbept.2022.11622

ISSN

2447-1801

Autores

André Luiz de Almeida Melo, Teresa Figueiras, Rui Corredeira, Nuno Côrte-Real,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Esta revisão narrativa tem como objetivo compreender o processo introdutório da equoterapia nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, seguindo seu percurso histórico desde a criação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica até a quebra de barreiras arquitetônicas e atitudinais. Como procedimento metodológico, foi realizado um levantamento bibliográfica e documental que nos trazem importantes dados sobre o panorama social, político e educacional do ensino profissionalizante no Brasil. As mudanças de caráter institucional e governamental, assim como as reformas do ensino verificadas, nos permitem concluir que foram fatores determinantes para a introdução da equoterapia nesse contexto escolar contribuindo para uma educação mais plena e inclusiva.

Referência(s)