Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Reputação Online x Classificação Oficial de Meios de Hospedagem

2022; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português

10.17648/raoit.v16n2.7160

ISSN

1980-6965

Autores

Manoela Carrillo Valduga, Verônica Pereira Martins, Jamila Tulani Pinho De Oliveira, Mariana Cordeiro Da Costa,

Tópico(s)

Hospitality and Tourism Education

Resumo

Tradicionalmente, a classificação hoteleira é dividida entre três formas: a oficial, a independente e a comercial. A reputação online, que é contabilizada pela extração dos temas textuais mais recorrentes associados à satisfação e insatisfação dos clientes, expressos em comentários de hóspedes em sites colaborativos e/ou de reservas de hospedagem, vem tomando cada vez mais espaço em estudos acadêmicos e relevância como ferramenta de gestão de meios de hospedagem. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é identificar o impacto das avaliações online e consequente reputação dos meios de hospedagem nos diferentes tipos de classificação hoteleira, de acordo com a opinião de onze experts sobre os temas de meios de hospedagem e/ou de reputação online atuantes no mercado e/ou na academia, no Brasil. A metodologia empregada para a verificação da opinião dos experts foi de natureza qualitativa e contou com entrevistas estruturadas para a coleta dos dados e análise de conteúdo com o uso da ferramenta Taguette. Como resultado, confirmou-se a reputação online como fator de maior relevância na escolha por um meio de hospedagem e a descrença na utilidade da classificação oficial, de acordo com a opinião dos experts.

Referência(s)