
Entre comunicação pública e promoção política: interações de Emmanuel Macron e youtubers na gestão da pandemia de covid-19
2022; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 16; Issue: 31 Linguagem: Português
10.11606/issn.1982-677x.rum.2022.200398
ISSN1982-677X
AutoresLorreine Petters, Paula de Souza Paes,
Tópico(s)Linguistics and Discourse Analysis
ResumoFrequentemente criticado por seu caráter “jupiteriano” e distante do povo, o presidente da França, Emmanuel Macron, tem feito diferentes ações de comunicação nas redes sociais digitais. Este artigo se concentra num estudo sociodiscursivo de uma operação do governo Macron com youtubers na luta contra a covid-19. Tais iniciativas chamam atenção tanto pela presença desses “novos” mediadores e uma tentativa de “horizontalizar” a comunicação governamental quanto pelas críticas que emergem sobre a suposta utilização desses canais para promoção política. Questiona-se também a maneira com a qual é tratada a operação por jornalistas e mídias online, mostrando o potencial de líderes políticos de “fazerem acontecimento” a partir de campanhas ou declarações (e não de ações públicas concretas) e de exercerem um certo controle sobre a agenda midiática.
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