
Abordagens das culturas indígenas na Educação Básica brasileira: reflexões para um ensino intercultural
2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; Volume: 17; Linguagem: Português
10.5212/praxeduc.v.17.19332.065
ISSN1809-4309
AutoresCristine Gabriela de Campos Flores, Luana Barth Gomes, Cledes Antônio Casagrande,
Tópico(s)Indigenous Studies in Latin America
ResumoEste artigo tem por objetivo refletir sobre como as práticas educativas e os materiais didáticos presentes na Educação Básica brasileira tematizam, tradicionalmente, as culturas indígenas e apontar alternativas para a construção de uma educação intercultural que promova o reconhecimento e o diálogo com esses povos. Para tanto, utiliza-se a hermenêutica como abordagem metodológica. A discussão está fundamentada em teóricos do pensamento decolonial bem como em publicações de escritores indígenas. O artigo ressalta a importância da reflexão crítica sobre as narrativas históricas e sobre as concepções do conhecimento e dos modos de ser e viver. Por fim, apontam-se alguns dos erros comuns na abordagem das culturas indígenas nas escolas e apresentam-se alternativas para o desenvolvimento de propostas pedagógicas interculturais.
Referência(s)