Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Abordagens das culturas indígenas na Educação Básica brasileira: reflexões para um ensino intercultural

2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; Volume: 17; Linguagem: Português

10.5212/praxeduc.v.17.19332.065

ISSN

1809-4309

Autores

Cristine Gabriela de Campos Flores, Luana Barth Gomes, Cledes Antônio Casagrande,

Tópico(s)

Indigenous Studies in Latin America

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre como as práticas educativas e os materiais didáticos presentes na Educação Básica brasileira tematizam, tradicionalmente, as culturas indígenas e apontar alternativas para a construção de uma educação intercultural que promova o reconhecimento e o diálogo com esses povos. Para tanto, utiliza-se a hermenêutica como abordagem metodológica. A discussão está fundamentada em teóricos do pensamento decolonial bem como em publicações de escritores indígenas. O artigo ressalta a importância da reflexão crítica sobre as narrativas históricas e sobre as concepções do conhecimento e dos modos de ser e viver. Por fim, apontam-se alguns dos erros comuns na abordagem das culturas indígenas nas escolas e apresentam-se alternativas para o desenvolvimento de propostas pedagógicas interculturais.

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