
A utilização das histórias do Homem Formiga como contexto para o Ensino de Física
2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; Volume: 25; Linguagem: Português
10.5212/olharprofr.v.25.20055.037
ISSN1984-0187
AutoresKremmellin Barbosa dos Santos, Maria Cristina do Amaral Moreira,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoTendo em vista os avanços tecnológicos, que fazem com que conhecimentos sejam difundidos de maneiras diversas e através de recursos cada vez mais sofisticados, este trabalho propõe a análise dos filmes do super-herói Homem Formiga, sob a ótica do Ensino de Física, para temas de Física Moderna e Contemporânea. Nossa análise teve o intuito de selecionar cenas do filme que podem ser utilizadas para explicar conceitos complexos e abstratos, tais como aqueles relacionados com a Física Quântica, além de examinar a veracidade dos fenômenos físicos presentes nos filmes. Para embasar a relevância dessas discussões, foi feito um levantamento dos trabalhos publicados nos dois maiores eventos relacionados ao Ensino de Física no Brasil: o EPEF e o SNEF, onde encontramos um número considerável de trabalhos produzidos nesse sentido. A partir da pesquisa, podemos constatar a eficácia da utilização desses filmes em sala de aula, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais significativo.
Referência(s)