Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Egresso médico no Brasil: revisão integrativa

2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 11 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v11i11.33589

ISSN

2525-3409

Autores

Ricardo Eustáquio Magalhães, Ivana da Ponte Melo, Maria Helena Marques Magalhães, Lennon Soares Mesquita Cavalcante de Vasconcelos, Abel Brasil Ramos da Silva, Raquel Autran Coelho Peixoto, Marcos Kubrusly, Anne Carolinne Bezerra Perdigão, Arnaldo Aires Peixoto,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

A análise do egresso avalia o curso do ponto de vista de quem vivenciou todo o processo de ensino e aprendizagem. Portanto, funciona como importante ferramenta de autoavaliação da instituição de ensino. O objetivo do presente estudo consiste em revisar o perfil dos egressos médicos formados no Brasil. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura nas bases de dados SciELO, LILACS e PubMed, com a utilização dos descritores: egresso médico e educação médica. Os critérios de inclusão foram artigos publicados após 2001, disponíveis online de forma livre e que abordassem informações sobre o perfil do egresso médico no Brasil. Foram identificados um total de 9.543 artigos e, após avaliação, incluídos 8 artigos. A revisão identificou maior participação feminina, atuação do egresso principalmente no sistema público de saúde e realização de residência médica pela maioria (70,1-96,7%). Além disso, a satisfação com a qualidade do curso foi elevada e foi evidenciada taxa de confiança quanto à atuação profissional de 61,3% em um dos estudos. Os resultados demonstram talvez o fenômeno de feminização da medicina, especialização através de residência médica como um objetivo frequente entre os egressos e maior necessidade de novas pesquisas sobre o tema com informações mais padronizadas para melhor avaliar o impacto das Diretrizes Curriculares Nacionais no curso médico.

Referência(s)
Altmetric
PlumX