Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Sonolência diurna excessiva em estudantes de medicina em uma universidade situada na região do alto tietê

2019; Associação Brasileira de Psiquiatria; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

10.25118/2763-9037.2022.v9.331

ISSN

2763-9037

Autores

Ádrison Machado Ortega, Aline Buratti, Jaqueline Pereira da Silva, Amanda Toledo Rodrigues Anselmo, Gilberto de Souza, Cássia Regina da Silva Neves Custódio, Vania Christina Garofalo Fidalgo,

Tópico(s)

Sleep and Work-Related Fatigue

Resumo

Introdução: A rotina acadêmica de estudantes de medicina pode interferir no ciclo sono-vigília e contribuir para o desenvolvimento da sonolência diurna excessiva (SDE). Essa condição prejudica a qualidade de vida e a capacidade de raciocínio do indivíduo, além de causar fadiga e risco de acidentes. Esse fato aponta para a importância de ampliar os estudos sobre o tema e investigar sua prevalência entre os estudantes de medicina, que muitas vezes apresentam sobrecarga de atividades. Objetivo: Avaliar a frequência de SDE entre estudantes de graduação em medicina, bem como identificar a chance de ocorrência de sintomas de SDE em diferentes etapas do curso de graduação. Método: O Questionário Fletcher e Luckett para avaliação dos distúrbios do sono foi aplicado a estudantes cursando do 1º ao 4º ano de uma escola particular de medicina. O estudo foi transversal e quantitativo, e os dados coletados foram analisados ​​por meio do software R versão 3.5.1 (R Core Team, 2018). Resultados: A prevalência de sintomas pelo menos leves (escore >1) foi observada em 44% dos alunos, sendo que 6% apresentaram escore diário próximo a 2, correspondendo a um grau moderado de gravidade, apresentando sinais de SDE, principalmente entre as mulheres , que apresentaram sintomas intensificados. Conclusão: A sobrecarga de atividades ao longo do currículo médico pode afetar significativamente o ciclo sono-vigília dos alunos, resultando no aparecimento de sintomas de SDE que, uma vez identificados, devem ser acompanhados por ações para preveni-los e alertar os alunos sobre seus riscos.

Referência(s)
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