
Ensino e formação virtuais: a nova estratégia do projeto de educação a serviço do capital
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 25; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/1982-0259.2022.e86938
ISSN1982-0259
AutoresYolanda Aparecida Demétrio Guerra, Virgínia Alves Carrara, Alcina Martins,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoResumo O artigo desenvolve a hipótese de que há uma íntima relação entre os interesses do capital e educação como estratégia na construção dos sujeitos que vão disputar um mercado de trabalho escasso, precário e instável. Analisa alguns documentos dos organismos multilaterais, seus mecanismos ideológicos e estratégias acionadas na direção de construir consensos sobre a necessidade de um “novo” projeto educacional, no qual há a substituição lenta e gradual do ensino presencial, via sistemas híbridos. Está em curso a mudança mais concreta, completa e complexa do ensino/educação: sua virtualização ou digitalização, que foi projetada desde a reforma de Bolonha (1999). Concluímos que o capital, em sua busca de valorização, encontrou na pandemia as estratégias e táticas para a continuidade e intensificação do uso de tecnologias digitais na educação, transformando-a em ensino à distância e impondo um novo projeto educacional. Este projeto encontrou uma oportunidade e uma justificativa sem precedentes: a Covid-19.
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