Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensino e formação virtuais: a nova estratégia do projeto de educação a serviço do capital

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 25; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/1982-0259.2022.e86938

ISSN

1982-0259

Autores

Yolanda Aparecida Demétrio Guerra, Virgínia Alves Carrara, Alcina Martins,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Resumo O artigo desenvolve a hipótese de que há uma íntima relação entre os interesses do capital e educação como estratégia na construção dos sujeitos que vão disputar um mercado de trabalho escasso, precário e instável. Analisa alguns documentos dos organismos multilaterais, seus mecanismos ideológicos e estratégias acionadas na direção de construir consensos sobre a necessidade de um “novo” projeto educacional, no qual há a substituição lenta e gradual do ensino presencial, via sistemas híbridos. Está em curso a mudança mais concreta, completa e complexa do ensino/educação: sua virtualização ou digitalização, que foi projetada desde a reforma de Bolonha (1999). Concluímos que o capital, em sua busca de valorização, encontrou na pandemia as estratégias e táticas para a continuidade e intensificação do uso de tecnologias digitais na educação, transformando-a em ensino à distância e impondo um novo projeto educacional. Este projeto encontrou uma oportunidade e uma justificativa sem precedentes: a Covid-19.

Referência(s)