
O uso de mapas conceituais como estratégia de aprendizagem significativa no ensino de Química
2022; Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem); Volume: 44; Linguagem: Português
10.4025/actascieduc.v44i1.53210
ISSN2178-5201
AutoresCaroline Silverio Mossi, Airton José Vinholi Júnior,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoA pesquisa foi desenvolvida com base na utilização de Mapas Conceituais, como possível estratégia de aprendizagem significativa, cujo objetivo foi a implementação de uma intervenção didática voltada ao ensino, aprendizagem e avaliação para o conteúdo de pilhas e baterias, estudado em eletroquímica. Esse estudo envolveu 26 estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola pública no município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma investigação fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, apresentando cunho qualitativo e do tipo intervenção, ao qual foram aplicadas ferramentas didáticas como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), as atividades experimentais e o mapeamento conceitual. Os critérios de análise dos mapas conceituais corresponderam às seguintes categorias: quantidade e qualidade de conceitos básicos, conceitos novos e proposições, sentido lógico das palavras de ligação, exemplos sobre o assunto estudado, clareza do mapa, hierarquização e os princípios de diferenciação progressiva e reconciliação integrativa de Ausubel. Os resultados demonstraram que os estudantes buscaram explicitar nos mapas conceituais os conceitos básicos envolvidos nos processos de oxirredução e na constituição e funcionamento de uma pilha, de tal modo evidenciando uma boa evolução cognitiva desses conceitos. Em contrapartida, os estudantes tiveram dificuldades na hierarquização de alguns mapas conceituais e no princípio da reconciliação integrativa dos conceitos.
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