“Café com Canela” contribui para maior representatividade no cinema
2022; Brazilian Journal of Development; Linguagem: Português
10.34117/bjdv8n8-267
ISSN2525-8761
Autores Tópico(s)Semiotics and Representation Studies
ResumoEste artigo faz uma análise semiótica da reportagem com autoria de Luiz Carlos Merten sobre o filme Café com Canela, publicada em 2018. São observados os signos que constituem o texto caracterizando a atitude retórica do autor para com o público leitor do jornal, potencial espectador do filme. O tratamento de aspectos criativos do filme, diante da necessidade de maior representatividade feminina, negra e homossexual no cinema, é pensado através das reflexões teóricas apresentadas pelo autor Vilém Flusser (2002, 2007) em suas obras. Estabelecendo uma analogia da arte cinematográfica com a noção de “aparelho” problematizada pelo escritor, observa-se os modelos e programas como constituintes de um cinema a ser modificado, dependendo de agenciamentos dos cineastas, jornalistas culturais e públicos.
Referência(s)