“Café com Canela” contribui para maior representatividade no cinema

2022; Brazilian Journal of Development; Linguagem: Português

10.34117/bjdv8n8-267

ISSN

2525-8761

Autores

Gilmar Hermes,

Tópico(s)

Semiotics and Representation Studies

Resumo

Este artigo faz uma análise semiótica da reportagem com autoria de Luiz Carlos Merten sobre o filme Café com Canela, publicada em 2018. São observados os signos que constituem o texto caracterizando a atitude retórica do autor para com o público leitor do jornal, potencial espectador do filme. O tratamento de aspectos criativos do filme, diante da necessidade de maior representatividade feminina, negra e homossexual no cinema, é pensado através das reflexões teóricas apresentadas pelo autor Vilém Flusser (2002, 2007) em suas obras. Estabelecendo uma analogia da arte cinematográfica com a noção de “aparelho” problematizada pelo escritor, observa-se os modelos e programas como constituintes de um cinema a ser modificado, dependendo de agenciamentos dos cineastas, jornalistas culturais e públicos.

Referência(s)
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