Física moderna no ensino médio: uma avaliação do aprendizado qualitativo assimilado pelos alunos

2022; Brazilian Journal of Development; Linguagem: Português

10.34117/bjdv8n8-258

ISSN

2525-8761

Autores

Vinicius Borges Coêlho, Ian Gil Mota Guimaraes, Márcio Augusto Campos Pompermaier, Rafael Pissinati de Souza, Moacy José Stoffes, Cléver Reis Stein,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente artigo teve como principal objetivo avaliar a capacidade de alunos do ensino médio em assimilar fenômenos descritos pela física moderna, à pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Barão do Solimões na cidade de Porto Velho – RO. Este trabalho foi conjecturado em virtude de este conteúdo não ser contemplado no currículo escolar de física para o ensino médio, isso faz com que muitos alunos concluam o ensino médio sem conhecer as contribuições da física moderna e dos pesquisadores para o surgimento de novos recursos tecnológicos. Com o intuito de avaliar a assimilação dos conceitos qualitativos de física moderna por parte dos aprendizes, realizamos uma aula experimental composta por um aparato desenvolvido com material de baixo custo e/ou reciclado, seguido da aplicação de um questionário avaliativo. Essa metodologia resultou em bons frutos, uma vez que os resultados das respostas por parte dos estudantes foram em sua maior parte assertivas. Indicando que a demonstração experimental conseguiu despertar a atenção dos educandos fazendo-os indagar sobre os fenômenos apresentado. Além de proporcionar o desafio de determinar o diâmetro de um fio de cabelo com base no calculo da difração e interferência da onda eletromagnética.

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