
Escritos discentes acerca da Escola da Paz: fraternidade e possível superação da violência na escola?
2022; UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO; Linguagem: Português
10.20435/serie-estudos.v27i60.1497
ISSN2318-1982
AutoresSoraya Cunha Couto Vital, Letícia Brito da Mota Fernandes, Sônia da Cunha Urt,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO presente artigo objetiva apresentar análise a partir de trabalhos realizados por alunos de escolas públicas de Campo Grande, MS, sobre o tema “Como é a Escola da Paz para você?”. Esta ação faz parte do projeto desenvolvido pelo Grupo de Trabalho “Superação da Violência nas Escolas”, da Arquidiocese de Campo Grande, MS, coordenado pela Profa. Dra. Sonia da Cunha Urt e pela Profa. Maria Aparecida Borges. Tal realização foi desencadeada pela Campanha da Fraternidade 2018, intitulada “Fraternidade e Superação da Violência”, cujo propósito foi identificar e mapear o que discentes pensam a respeito desta temática e o que acreditam que deve ser feito para que a paz seja promovida no espaço escolar. Com base no aporte da Psicologia Histórico-Cultural e dos produtos apresentados, considera-se que é necessário dialogar acerca da violência no contexto da escola. É preciso relativizar e desmistificar os fenômenos da violência e da paz e considerá-los dialeticamente, a fim de que, em prol da paz, haja relações mais humanizadoras, tolerantes e respeitosas no ambiente escolar, porém sem naturalizá-las.
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