Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A ABORDAGEM DE PERÍMETRO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 6º ANO: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO

2022; Volume: 11; Issue: 24 Linguagem: Português

10.33871/22385800.2022.11.24.150-174

ISSN

2238-5800

Autores

Mariano Felix de Santana Neto, Almir Pereira de Moura,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

"Nesta pesquisa, analisamos a abordagem do perímetro no capítulo de um livro didático do 6º ano do ensino fundamental, aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD/2020, sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard (1999). Adotamos perímetro como grandeza a partir da adaptação do modelo teórico do jogo de quadros proposto por Douady e Perrin-Glorian (1989) para a grandeza área. Com abordagem qualitativa e de caráter documental, direcionamos nossas análises para o mapeamento dos tipos de tarefas relativos ao perímetro, identificamos as tarefas que são respondidas pelo autor e quais são deixadas a cargo do usuário do livro, e modelizamos a praxeologia matemática dos tipos de tarefas identificados. Os resultados revelam que o capítulo do livro analisado propõe 43 tarefas, as quais categorizamos como pertencentes a oito tipos de tarefas diferentes. Dos tipos de tarefas categorizados, apenas dois são apresentados resolvidos no exemplar. A análise praxeológica revelou que nas tarefas propostas os aspectos numéricos ganham bastante ênfase, mas também apontou para a existência de tarefas cuja exploração põe a existência de elementos que contribuem para a compreensão da grandeza perímetro. Recomendamos aos professores, usuários do livro, a valorização dessas tarefas, mas também sugerimos algumas tarefas que ao serem exploradas no momento do ensino aumentarão o repertório daquelas que contribuem para a apropriação da grandeza perímetro pelo estudante."

Referência(s)