Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O USO DO BARALHO GEOMÉTRICO PARA DESENVOLVER O CONTEÚDO DE PLANIFICAÇÃO DE FIGURAS ESPACIAIS

2022; Volume: 11; Issue: 24 Linguagem: Português

10.33871/22385800.2022.11.24.481-504

ISSN

2238-5800

Autores

Tiago Dias Clemente, Erick Henrique Santos de Menezes, Luís Tomio Suemitsu, Aline Mauricio Barbosa,

Tópico(s)

Diverse scientific research topics

Resumo

"Diante de algumas experiências vivenciadas pelos autores deste trabalho, observou-se a dificuldade que vários alunos do Ensino Fundamental possuem na visualização de sólidos geométricos e na montagem de figuras espaciais a partir de suas planificações. Mediante esse fato, estes autores elaboraram um jogo de cartas, denominado “Baralho Geométrico”, cuja proposta é auxiliar, de forma lúdica e dinâmica, na compreensão da construção de sólidos geométricos por meio de figuras planas. O objetivo deste trabalho é relatar experiências com o jogo Baralho Geométrico em duas oficinas: para docentes no Curso de Extensão em Educação Matemática para Professores de Seropédica – RJ e para alunos do Ensino Fundamental de uma escola do Município de Seropédica – RJ, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2019. Primeiramente, realizou-se a oficina com sete professores de Matemática do Ensino Fundamental, que tiveram a oportunidade de testar o jogo e avaliá-lo oralmente e por meio de um questionário. A oficina com professores trouxe várias reflexões sobre o tema, além de sugestões para a melhoria da dinâmica do jogo. Depois realizou-se a oficina com treze alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, implementando várias sugestões apresentadas por professores participantes da primeira oficina. A partir do desenvolvimento da atividade com os alunos, foram constatados resultados satisfatórios, principalmente em relação ao envolvimento dos estudantes com o jogo em questão e à aparente melhoria na associação de sólidos geométricos com suas planificações."

Referência(s)