
ECOS DE WARISATA: A MOBILIZAÇÃO INDÍGENA NA BUSCA POR UMA CIDADANIA BOLIVIANA ATRAVÉS DA DIFERENÇA
2022; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Issue: 25 Linguagem: Português
10.12957/transversos.2022.68664
ISSN2179-7528
Autores Tópico(s)Indigenous Studies in Latin America
ResumoA experiência da Escuela-Ayllu de Warisata (1931-1940) foi mobilizada diversas vezes na história recente da Bolívia. A última e mais destacada delas ocorreu com a Lei Geral Avelino Siñani e Elizardo Pérez de Educação, publicada em 2010, no contexto do recém instituído Estado Plurinacional. Seguindo preceitos que vão da educação intercultural à organização sócio comunitária, a lei traz também elementos silenciados que ainda hoje necessitariam ser repensados. São eles: a luta pela terra e pelo reconhecimento dos saberes indígena colocados no sentido do Ayllu andino. O presente artigo tem o objetivo de analisar a mobilização indígena sobre os ideais educacionais que constituíram a experiência de Warisata durante as primeiras décadas do século XX, observando que qualquer projeto educacional voltado para a população indígena passa pela atuação constante das próprias comunidades desde a sua concepção.
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