
"Não consigo respirar": ensino da respiração celular em perspectiva anti-racista
2022; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Issue: 60 Linguagem: Português
10.5585/eccos.n60.21732
ISSN1983-9278
AutoresYónier Alexander Orozco Marín, Jenny Paola Morales Sánchez, Suzani Cassiani,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoO objetivo do trabalho foi construir possibilidades para promover a luta antirracista no ensino de ciências naturais e biologia, por meio da caracterização dos aprendizados construídos por duas alunas da sétima série de uma escola de Bogotá, DC, durante a aplicação de uma sequência didática sobre o conceito de respiração celular associada à resistência ancestral dos povos indígenas da Colômbia com a chicha, uma bebida fermentada andina. Os aprendizados, caracterizados qualitativamente no início, durante e no final da sequência didática, mostram que as alunas construíram explicações integrando macro e micro níveis sobre a fermentação, reconhecendo a resistência dos povos indígenas com a chicha como uma possibilidade antirracista.
Referência(s)