Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

"Não consigo respirar": ensino da respiração celular em perspectiva anti-racista

2022; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Issue: 60 Linguagem: Português

10.5585/eccos.n60.21732

ISSN

1983-9278

Autores

Yónier Alexander Orozco Marín, Jenny Paola Morales Sánchez, Suzani Cassiani,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O objetivo do trabalho foi construir possibilidades para promover a luta antirracista no ensino de ciências naturais e biologia, por meio da caracterização dos aprendizados construídos por duas alunas da sétima série de uma escola de Bogotá, DC, durante a aplicação de uma sequência didática sobre o conceito de respiração celular associada à resistência ancestral dos povos indígenas da Colômbia com a chicha, uma bebida fermentada andina. Os aprendizados, caracterizados qualitativamente no início, durante e no final da sequência didática, mostram que as alunas construíram explicações integrando macro e micro níveis sobre a fermentação, reconhecendo a resistência dos povos indígenas com a chicha como uma possibilidade antirracista.

Referência(s)
Altmetric
PlumX