A vida e a obra de Johann Firedrich Herbart numa nova perspectiva
2022; UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO; Volume: 28; Issue: 3 Linguagem: Português
10.5335/rep.v28i3.12235
ISSN2238-0302
Autores Tópico(s)Philosophical Thought and Analysis
ResumoO presente trabalho é uma revisão bibliográfica e documental de cunho analítico e hermenêutico. Com base em registros e documentos, o texto pretende reapresentar o filósofo e educador alemão Johann Friedrich Herbart a partir de um outro olhar, contrapondo a caracterização que se cristalizou nos manuais de história e nas teorias pedagógicas que retratam o pensador como um pedagogo tradicional e autoritário. Descortinando elementos biográficos da vida e pensamento, o texto objetiva revelar momentos marcantes de sua trajetória acadêmica como a experiência em Berna na Suíça, o contato com Fichte em Jena, a cátedra em Königsberg e as passagem pela Universidade de Göttingen, assim como de elementos pessoais como a presença da música e sua ligação com diferentes personagens determinantes em sua vida. Intenciona-se aproximar o leitor a aspectos da vida de Herbart que revelam todo seu esforço e dedicação na sistematização e investigação da pedagogia e da defesa da liberdade de pensamento. O texto revisita fontes importantes de investigação como a biografia feita por Walter Asmus que traz elementos minuciosos da vida do pensador. O texto pretende contribuir com os esforços que a partir da década de 1960 buscam revisar as ideias filosóficas e pedagógicas de Herbart.
Referência(s)