Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O ensino de História no Liceu Provincial da Bahia: 1836-1890

2022; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/issn.2318-8855.v11i1p389-426

ISSN

2318-8855

Autores

Ícaro Batista Silva,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O Presente estudo tem como objeto a História do Ensino de História na Bahia, tendo como campo empírico o Liceu Provincial, desde sua fundação em 1836 até 1890 quando é criado o Instituto Oficial de Ensino Secundário, no início da República, visando a substituição do Liceu. A razão para escrever este artigo reside na ausência de estudos sistematizados sobre a trajetória da disciplina história em território baiano, no ensino secundário, no século XIX. Assim, este trabalho está estruturado em três momentos: 1) discussão sobre o conceito de disciplina escolar; 2) como se deu a disciplinarização da história, no Brasil; 3) como protagonizou a disciplina história no Liceu Baiano. Assim, para realizar essa investigação foi necessário buscar fontes diversas para responder alguns questionamentos, recorro a documentos como relatórios presidenciais e de instrução pública da Província da Bahia, discursos políticos, revista de instrução pública do Estado e matéria jornalística. Portanto, a metodologia empregada para análise das fontes parte da proposta indiciário-dialógica, com base em Pinheiro (2015).

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