
Educação de jovens e adultos (eja): uma leitura sobre as contribuições dos documentos oficiais
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i3.26641
ISSN2525-3409
AutoresMarcos Adriano Barbosa de Novaes, Késsya Ingrid Rodrigues Queiroz, Ruth Maria de Paula Gonçalves, Cícero Ricardo Barbosa de Paiva, Luciana Maria de Paula, Frank Lane Macedo Machado, Amélia Soares André, Ana Moésia Magalhães Ribeiro Machado, Iara Saraiva Martins, Maria do Socorro Sousa e Silva, Antônio Andrew Farrapo Frota, Rita Celiane Alves Feitosa,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoA Educação de Jovens e Adultos – EJA tem seu surgimento numa sociedade permeada pelos embates políticos no contexto de uma sociedade formada por classes sociais distintas. Nesse sentido, a educação como direito social público e subjetivo foi historicamente negada àqueles que vivem da venda como sua forma de trabalho. Dessa forma, este artigo tem como objetivo discorrer sobre a trajetória histórica da EJA no Brasil. Assim, a metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica e documental, trata-se de estudo de abordagem qualitativa. Dito isso, buscamos suporte teórico nos estudos de Ribeiro (1993), Eugênio (2004), Gohn (1997), Costa Neto (2009) e outros. No tocante aos documentos, analisamos a Constituição de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1971 e 1996, Plano Nacional de Educação de 2001, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB. Por fim, a partir do nosso estudo percebemos que o processo de consolidação da EJA em nosso país foi marcado por lutas entre aqueles que sempre tiveram condições de ter o acesso à educação e por sujeitos de tenra idade que abandonaram a escola e assumiram a responsabilidade com a vida financeira da família.
Referência(s)