
Motivos para a evasão das meninas em Projetos de Inclusão Social por meio do esporte
2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 7; Linguagem: Português
10.25053/redufor.v7.e7189
ISSN2448-3583
AutoresJosé Antônio Vianna, Ulhiana Maria de Medeiros Arruda, Paulo Coêlho de Araújo,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste estudo exploratório procurou verificar os motivos de ex-alunas em Projetos de Inclusão Social esportivos (PIS) para evasão das atividades. Responderam ao questionário semiestruturado 23 professores (M idade = 37,7 anos) e foram entrevistadas dez ex-alunas (M idade = 17,1 anos) em dois PIS situados no interior de favelas no Rio de Janeiro. As informações extraídas respeitaram os critérios de análise de narrativa, sendo triangulados com o referencial teórico da área. Foram identificados motivos para evasão de ordem social, pedagógico, psicológico e de gestão. A necessidade de trabalhar e estudar foram os principais motivos apontados para evasão. Os procedimentos didáticos nas aulas também foram citados com destaque, além da descontinuidade das políticas públicas de esporte e lazer para as camadas populares.
Referência(s)