
MUSCAFO digital: uma abordagem decolonial em Ambientes Virtuais de Ensino-aprendizagem
2022; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 23; Issue: 70 Linguagem: Português
10.12957/teias.2022.60606
ISSN1982-0305
AutoresMarcelo Prudente Silva, Mariana Pícaro Cerigatto,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEsse estudo apresenta o percurso metodológico da construção coletiva de um dispositivo pedagógico digital para o Museu Afro Comunitário Filhos de Obá, que integra o centenário terreiro de mesmo nome, uma das primeiras casas de culto afro no Brasil a ser tombada como patrimônio histórico nacional. Com o objetivo de contribuir para a difusão, reafirmação da identidade e preservação do seu acervo. E para tal, optou-se por trabalhar com a metodologia investigativa aplicada Design-Based Research, integrando especialistas acadêmicos convidados e a comunidade local. Utilizando-se de entrevistas qualitativas e diário de bordo. Os resultados englobam a apresentação do desenho pedagógico digital constituídos em imagens e mapas de navegação, com os pareceres dos participantes do processo e indicações dos possíveis desdobramentos e contribuições do estudo para as pesquisas em educação e comunicação.
Referência(s)