O ensino da matemática no 3º ano do ensino fundamental: uma experiência na formação de professores

2022; Brazilian Journal of Development; Linguagem: Português

10.34117/bjdv8n8-214

ISSN

2525-8761

Autores

Margareth Ferreira Miyake, Dalva Helena De Medeiros,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O presente artigo, visa relatar a participação em um projeto de extensão de formação docente, ocorrida durante o estágio do 4º ano do Curso de Pedagogia para docentes do 3º ano do Ensino Fundamental (EF) da Rede Pública Municipal. Partimos da problemática de um gargalo de reprovação no 3º ano do EF, o qual expressava a não apropriação de conteúdos, relativos ao Sistema de Numeração Decimal, Números e Operações. Delimitamos para a pesquisa e elaboração de materiais didáticos: a Resolução de Problemas, no ensino da Multiplicação e Divisão, como uma metodologia que possibilita a apropriação significativa das operações matemáticas, propiciando ao escolar, a elaboração de estratégias, o levantamento de hipóteses, o registro de soluções, por meio da oralidade, desenhos, uso de materiais didáticos e sinais matemáticos convencionais. Utilizou-se ainda, os fundamentos da Teoria Histórico-Cultural (THC) e Teoria da Atividade (TA), as quais avaliam, essencial para o desenvolvimento humano: a apropriação do conhecimento científico na escola, organizado de modo a considerar o contexto sociocultural, superando a mera memorização de informações. Buscamos por meio de entrevistas com os docentes e análise das respostas, pesquisas bibliográficas e documentais, elaborar materiais teóricos e práticos para os encontros de formação, bem como utilizar materiais didáticos já conhecidos e existentes nas escolas. Este projeto esteve inserido em um projeto maior de extensão, que totalizou quarenta horas, distribuídas em: cinco encontros formativos temáticos e um encontro de socialização de resultados. Após cada encontro, os docentes colocaram em prática, em suas próprias turmas, as metodologias aprendidas, as atividades foram registradas por meio de fotos, vídeos e dos materiais confeccionados. No encontro, final os docentes apresentaram os materiais confeccionados nas escolas e demais registros. Consideramos que o projeto obteve êxito, analisando o processo formativo, a interação entre a formação inicial e a formação continuada, a produção de materiais didáticos que contribuíram para a apropriação significativa de conhecimentos matemáticos.

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