Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O FETICHISMO DA MERCADORIA COMO PRINCÍPIO DE REALIDADE E A EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA DOS SENTIDOS¹

2022; Volume: 44; Issue: 87 Linguagem: Português

10.24882/eemd.v44i87.81182

ISSN

2526-0847

Autores

Samuel Nobre Lopes, Adauto Lopes da Silva Filho,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

O texto objetiva apresentar uma discussão acerca do fetichismo da mercadoria como princípio de realidade, que tem a sua base no princípio de desempenho materializado na sociedade aquisitiva e antagônica do modo de produção capitalista. Tal discussão baseia-se no pensamento de Karl Marx acerca do trabalho alienado expresso no fetichismo da mercadoria e de Herbert Marcuse acerca do princípio de desempenho como expressão do princípio de realidade. Defendendo a superação desse estado de coisas, as considerações finais apontam para a necessidade de uma educação emancipatória dos sentidos como pedra angular para a emancipação da consciência, a fim de envolver a totalidade da existência humana direcionada para uma sociedade qualitativamente diferente da atual.

Referência(s)
Altmetric
PlumX