
O FETICHISMO DA MERCADORIA COMO PRINCÍPIO DE REALIDADE E A EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA DOS SENTIDOS¹
2022; Volume: 44; Issue: 87 Linguagem: Português
10.24882/eemd.v44i87.81182
ISSN2526-0847
AutoresSamuel Nobre Lopes, Adauto Lopes da Silva Filho,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoO texto objetiva apresentar uma discussão acerca do fetichismo da mercadoria como princípio de realidade, que tem a sua base no princípio de desempenho materializado na sociedade aquisitiva e antagônica do modo de produção capitalista. Tal discussão baseia-se no pensamento de Karl Marx acerca do trabalho alienado expresso no fetichismo da mercadoria e de Herbert Marcuse acerca do princípio de desempenho como expressão do princípio de realidade. Defendendo a superação desse estado de coisas, as considerações finais apontam para a necessidade de uma educação emancipatória dos sentidos como pedra angular para a emancipação da consciência, a fim de envolver a totalidade da existência humana direcionada para uma sociedade qualitativamente diferente da atual.
Referência(s)