Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Apropriação da educação permanente em central de regulação e o impacto para garantia de acesso aos serviços de saúde

2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 11 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v11i11.33765

ISSN

2525-3409

Autores

Carina Corrêa Bonates Campos, Natânia Candeira dos Santos, Elaine Antunes Cortez,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Objetivou-se identificar se a educação permanente em saúde é aplicada como estratégia de qualificação de trabalhadores pertencentes ao contexto das Centrais de Regulação e analisar o impacto da aplicabilidade desta estratégia para a garantia do acesso aos serviços de saúde pelos usuários. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada através do portal da Biblioteca Virtual em Saúde, nas seguintes bases: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Bases de Dados de Enfermagem e Coleciona SUS; além do Portal de periódicos da Capes pelas bases: Scientific Eletronic Library Online, SciVerse Scopus e da PubMed Database of U.S. National Library of Medicine, considerando um recorte temporal de 5 anos. Foram selecionadas 11 publicações, estabelecendo-se 2 categorias, a saber: práticas profissionais e qualificação das equipes; e organização dos processos de trabalho. As práticas profissionais devem partir de uma construção interdisciplinar, explorando a problematização advinda do ambiente laboral, em articulação com toda Rede de Atenção à Saúde, com sentido de corresponsabilidade. A (re)organização dos processos de trabalho através de intervenções educacionais constitui estratégia exitosa na transformação de práticas mais eficazes, permanentes e com engajamento de todos os atores. Ao desenvolver estratégias pautadas em educação permanente, a gestão, os profissionais e sobretudo a população poderão articular em conjunto e embasados pela realidade local, ambientes de trocas, diálogo e reconhecimento da práxis laborativa, pautados por um elo reflexivo e participativo, resultando na melhoria da qualidade e por conseguinte, na garantia de acesso ao sistema de saúde.

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