Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Temporalidades e performances no documentário "O torneio Amílcar Cabral"

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português

10.35699/2526-4494.2021.37026

ISSN

2526-4494

Autores

Élcio Loureiro Cornelsen,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

O presente estudo destina-se a uma análise do documentário curta-metragem O torneio Amílcar Cabral (1979), com roteiro e direção de Fernando Cabral, Flora Gomes, e Jom Tob Azulay, com o objetivo de evidenciar múltiplas temporalidades e performances a partir da relação entre espaço, corpo e movimento. Se, por um lado, em sua linguagem, o cinema já proporciona trabalho com diversas temporalidades, por outro, as próprias imagens do torneio de futebol, realizado em Bissau, em janeiro de 1979, em homenagem ao agrônomo e político guineense-cabo-verdiano Amílcar Cabral (1924-1973), veiculam diversas performances. O estudo permitiu-nos constatar que o curta-metragem é composto por várias camadas em torno de uma competição futebolística que leva o nome de um dos principais líderes dos movimentos de libertação das colônias portuguesas na África.

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