
Impacto da pandemia da Covid-19 nas práticas de automedicação: um estudo descritivo com professores da rede pública de Pernambuco
2022; Revista Eletronica Acervo Saude; Volume: 15; Issue: 8 Linguagem: Português
10.25248/reas.e10744.2022
ISSN2178-2091
AutoresDeisielly Keila Barboza Alves, Elba Daniela Silva Barbosa, Mônica Maria Henrique dos Santos, Aline Dayse da Silva, Ítala Morgânia Farias da Nóbrega, Flávia Patrícia Morais de Medeiros, Dalmir Cavalcanti dos Santos, Maria Nelly Sobreira de Carvalho Barreto,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoObjetivo: Investigar as práticas de automedicação durante a pandemia da Covid-19 entre professores da rede pública de ensino de uma cidade da região metropolitana de Recife-PE, assim como, discutir a respeito dos seus riscos para a saúde. Métodos: Estudo transversal, descritivo, quantitativo, realizado com professores, da Rede Municipal de Ensino, através de um questionário online. Os dados foram analisados aplicando-se porcentagem simples pelo programa Microsoft Excel e apresentado em tabelas e gráficos. Resultados: Dos 109 professores, vinculados a 53 das 104 escolas, 95,41%, afirmaram compreender o termo automedicação e 88,07% usavam ou já tinham utilizado algum medicamento por conta própria. Os principais motivos destacados foram: dores, no geral, e gripe ou alergias. Mais de 65% referiram que as informações transmitidas pela mídia, contribuíram para o uso de medicamentos. A maioria relatou possuir comorbidades e 31,19% afirmaram ter tomado algum medicamento para a Covid-19. Dentre eles a azitromicina se destacou em relação a automedicação. Conclusão: Os resultados encontrados demonstraram o impacto da automedicação, disseminada entre a população, nesse caso, representada pelos professores. Estudos dessa natureza são relevantes, especialmente em crises sanitárias como a pandemia da Covid-19.
Referência(s)