Artigo Acesso aberto Produção Nacional

GIRIH

2022; Volume: 11; Issue: 01 Linguagem: Português

10.36524/dect.v11i01.1459

ISSN

2236-2150

Autores

Adriana da Costa Barbosa,

Tópico(s)

Diverse scientific research topics

Resumo

Este trabalho visa apresentar reflexões sobre o ensino de isometrias e pavimentação por meio da construção de padrões geométricos usando a técnica Girih presente na ornamentação das construções islâmicas. Trata-se de uma pesquisa exploratória que, por meio de uma intensa investigação bibliográfica, construiu-se numa proposta pedagógica com 6 atividades, desenvolvidas com 36 estudantes do primeiro ano do Ensino Médio em um contexto de nivelamento de Matemática. A análise dos resultados foi realizada com base nos pressupostos da Etnomatemática. Os resultados indicam boa compreensão das características dos tipos de pavimentação; desenvoltura na utilização de recursos computacionais de pavimentação; percepção de que, no contexto da arte islâmica, há uma estratégia eficiente de construção característica do mundo islâmico; aumento na compreensão dos padrões geométricos da arte islâmica por meio da técnica Girih e crescimento na curiosidade dos alunos em relação as pavimentações e isometrias presente na arte islâmica.

Referência(s)