Conhecimento da engenharia associado ao lançamento de foguete de garrafa pet: experiência com meninas de escolas públicas do município de Gurupi-TO
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 11 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i11.33662
ISSN2525-3409
AutoresFlávia Borges de Menezes, Erica Vitoria dos Santos Alves, César Augusto de Oliveira Ferrante, Káttia Ferreira da Silva, Rosângela Pimenta de Sousa, Antonio Jerônimo Netto, Marlene Evangelista dos Santos, Uilson Pereira Alves, Miréia Aparecida Bezerra Pereira, Nelita Gonçalves Faria de Bessa,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo apresenta um relato de experiência de um projeto de iniciação científica (IC) CNPq “Elas na Engenharia: Por que não?”, com a temática “lançamento de foguete”. A estratégia realizada foi uma intervenção no processo de aprendizado nas áreas de engenharias e afins. O estudo foi financiado pelo CNPq, com participação de professores docentes de Engenharia Civil da Universidade de Gurupi (UnirG) e acadêmicas bolsistas de IC do curso, executado em cinco escolas públicas municipais e estaduais, com envolvimento de professoras bolsistas ATP e meninas bolsistas de IC junior. O objetivo foi apresentar às alunas das escolas públicas sobre a importância da inserção de mulheres nos cursos de engenharia, usando o lançamento de foguetes com garrafa pet e mostrando na prática os ensinamentos da química, física, matemática e mostrar as etapas do processo de construção e aprendizagem tendo a problematização como estratégia. Os protótipos utilizados foram de vinagre e bicarbonato de sódio, e também de água e ar comprimido. Ambos tiveram resultados satisfatórios, sendo o de vinagre e bicarbonato de sódio com alcances maiores, com contribuições quanto ao despertar de escolares para as áreas das engenharias e inclusão de gênero.
Referência(s)