Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Polimerando a química: jogo da roleta como facilitador do processo de ensino e aprendizagem de polímeros

2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 11 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v11i11.33728

ISSN

2525-3409

Autores

Grace Kelly Lima Sobrinho, José Ilson da Silva, José Marcelino Pereira Júnior, Magnólia Carla Conceição dos Santos, Fernanda Stefanny Lima Sobrinho, Amanda Lima Cunha, Graciele Lima Sobrinho, Mayara Camila Santos Silva, Aldenir Feitosa dos Santos,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo incentivar de forma dinâmica o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de polímeros para o ensino médio. O jogo da roleta “Polimerando a química” sobre o conteúdo de polímeros, foi aplicado em turmas dos 3º anos da Escola Estadual Manoel André, município de Arapiraca - AL. A pesquisa-ação foi desenvolvida em 5 fases: 1) questionário de sondagem; 2) aula expositiva-dialogada; 3) construção do jogo; 4) aplicação do jogo; 5) reaplicação de questionário de sondagem. A aplicação do jogo da roleta proporcionou aos alunos uma aula dinâmica, fora do padrão de ensino tradicional, do qual estavam acostumados. Após a aplicação do jogo “Polimerando a química”, 94% dos alunos souberam identificar o que seriam os polímeros. Quanto ao questionamento do que seriam os plásticos, houve aumento de 56% no número de acertos dos estudantes. Na terceira indagação, a respeito da origem dos polímeros, 78% dos alunos obtiveram exatidão nas respostas. Por fim, quando tratado sobre os conhecimentos básico acerca do conteúdo polímeros, 94% dos alunos demonstraram assimilação de assunto. É nítida a influência positiva que a atividade lúdica proporcionou para essas turmas, os resultados evidenciaram que houve entendimento dos alunos acerca do assunto polímeros, bem como, houve melhoria no desempenho e no rendimento das atividades realizadas

Referência(s)
Altmetric
PlumX