Marketing esportivo no futebol: ações de marketing no Clube de Regatas Flamengo no ano de 2019
2022; Linguagem: Português
10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/marketing/regatas-flamengo
ISSN2448-0959
AutoresVictor Tomazinho Bartolazzi, Pedro Lincoln Bastos Bessa, Edson Terra Azevedo Filho, Carlos Henrique de Souza Medeiros,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEstratégias, ações e campanhas de marketing estão cada vez mais atraindo marcas de grande nome para o meio esportivo, assim, percebe-se que o cenário brasileiro no futebol começa a atentar-se à importância do marketing dentro dos clubes, tendo o Flamengo um dos primeiros times a desenvolver resultados positivos auxiliado pelas redes sociais. Assim, esta pesquisa trouxe a seguinte questão norteadora: como as ações de marketing do Flamengo puderam contribuir para o engajamento do clube com seu torcedor? Sendo assim, este trabalho tem o objetivo geral de analisar e identificar os resultados das ações de marketing esportivo praticadas pelo Clube de Regatas do Flamengo no ano de 2019. Para alcançar os resultados, observou-se as ações de marketing praticadas nas redes sociais no ano de 2019. Percebeu-se que os números do clube superaram a marca alcançada pelos times River Plate e Boca Júnior juntos. O time possui diariamente postagens de interesse do torcedor, o que produz maior engajamento nas redes e aumento da interação entre o Flamengo e seu torcedor.
Referência(s)