
DESCONSTRUIR A PRÁTICA PARA RECRIAR A TEORIA: como formamos professores para a educação inclusiva
2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18817/ticseademfoco.v8i2.630
ISSN2447-5726
AutoresJosé Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti, Maria Isabel Sampaio Dias Baptista, María Teresa Eglér Mantoan,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoNeste artigo, apresentamos o que o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED), da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tem produzido, recentemente, visando à formação continuada de professores. Referimo-nos, mais especificamente, às ações que contam com o apoio da Escola de Extensão da UNICAMP (EXTECAMP). Tratamos de nossas experiências na construção e desenvolvimento de Cursos de Difusão Cultural, que têm nos proporcionado a possibilidade de desconstruir o conhecimento educacional tradicionalmente baseado nos ritos da Modernidade. Apresentamos o que temos conseguido implementar e desenvolver por meio de projetos formativos, em pequena e larga escalas. Enquanto criadores e professores de alguns dos cursos que são oferecidos pelo Laboratório, implementamos novas maneiras de tornar o processo de formação docente, a distância, mais próximo da realidade escolar vivida por aqueles que estão no “chão da escola”. Outra preocupação tem sido a atenção à acessibilidade dos conteúdos. A partir das avaliações dos cursos, os participantes nos revelaram o impacto que esse tipo de formação tem em suas práticas e estudos. Constatamos a força positiva que a composição entre filosofia, literatura e arte, próprias da estética inovadora desses cursos do LEPED, tem trazido para a formação desses professores participantes.
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