Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O letramento estético na tomada de consciência do camponês

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Linguagem: Português

10.14393/obv6n2.a2022-66646

ISSN

2526-7647

Autores

Gustavo Cunha de Araújo,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Nas escolas brasileiras muitos professores não organizam o ensino de forma que as tarefas e ações realizadas pelos estudantes os façam chegar ao pensamento teórico. Quando o professor orienta as tarefas e ações para os alunos conseguirem realizá-las, aos poucos, eles começam a ter mais autonomia para executar as atividades propostas, pois decorre do fato de terem feito, durante a realização da atividade, as operações mentais durante a aprendizagem. Apresentam-se alguns resultados de uma pesquisa mais ampla com objetivo de investigar como se forma a tomada de consciência do jovem e adulto do campo a partir de signos visuais e da escrita para compreender a sua realidade. A partir da teoria Histórico-Cultural, teve como método o Experimento Didático-Formativo. Compreende-se a partir das histórias em quadrinhos produzidas por esses camponeses, o desenvolvimento do seu pensamento na totalidade. Nesse sentido, formaram também a sua consciência do real, permitindo-os a ter maior autonomia na produção dessas histórias, enquanto meio de representação e transformação da realidade.

Referência(s)