Artigo Acesso aberto Produção Nacional

ENSINO REMOTO NA CONTABILIDADE:

2022; Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais; Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português

10.51320/rmc.v23i2.1363

ISSN

2446-9114

Autores

Cléber Augusto Pereira, Walter Saraiva Lopes, Pablo Francisco Sousa Carvalho, Maria Daniela Alves Bezerra, Bárbara Alencar da Silva Mota,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

O ensino remoto transformou as atividades pedagógicas pela utilização massiva dos recursos tecnológicos no ensino durante a pandemia. A pandemia do coronavírus trouxe desafios para os professores e estudantes do ensino superior: estabelecer uma conexão entre a rotina do isolamento social e a continuidade da aprendizagem com o ensino remoto. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção dos professores e estudantes do curso de ciências contábeis da Universidade Federal do Maranhão, identificando as dificuldades e adaptações enfrentadas no ensino remoto durante a pandemia. Aplicou-se um questionário combinando métodos de coleta projetiva, utilizando estímulo indutor e perguntas abertas. Fora coletadas respostas de 19 professores e 69 estudantes de dois campi da universidade entre maio e julho de 2020. A análise cruzada dos dados permitiu associações e inferências relacionais entre as evocações dos participantes. Fez-se uso da Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 2004) utilizando a Técnica de Análise Livre de Palavras (Vergès, 1992). Dentre as análises aplicadas realizou-se a lematização das matrizes de conteúdo; Análise de Similitude utilizando grafos e Análise Prototípica. Os resultados da análise da frequência de palavras (f) e da Ordem Média de Evocação (OME) evidenciaram similaridades entre a percepção dos professores e estudantes nos núcleos centrais das representações sociais. Os professores evocaram predominantemente os termos: “desafios” (f=8) e “flexibilidade” (f=7), enquanto os estudantes evocaram “internet” (f=23), “disciplina” (f=17) e “usar tecnologia” (f=11). Os resultados representam preocupações de ambos os atores quanto à forma e a estrutura de acesso para as aulas remotas, refletindo problemas de infraestrutura tecnológica e necessidade de qualificação imediata.

Referência(s)
Altmetric
PlumX