Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

“A Pedra Fundamental da Eugenia no Brasil”

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 39; Linguagem: Português

10.35699/1676-1669.2022.38388

ISSN

1676-1669

Autores

Renata Patrícia Forain de Valentim, Rafaela Antunes Fernandes Petrone, Gustavo Henrique Aragão Muniz de Araújo, Pedro Henrique Abreu da Silva, Vítor Oliveira Braga,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

Esta pesquisa investiga como a fundação do Ambulatório Rivadávia Corrêa, polo irradiador da educação higiênica nos subúrbios cariocas, foi noticiada por periódicos, jornais e revistas do período. A hipótese é que o ambulatório ratificou uma política de tratamento que extrapolava o saber psiquiátrico e fazia confluir discursos diversos, tais como republicanismo, trabalho, pobreza e raça. Na análise desse campo de diálogo espera-se compreender a participação do ideário psiquiátrico nas teorias eugênicas e inseri-lo em uma perspectiva mais ampla, adequada ao conjunto de instrumentos de regulação social que precisaram ser construídos (ou reconstruídos) após o fim da escravidão no Brasil. A pesquisa foi realizada sobre fontes primárias, que compõem o acervo da plataforma Hemeroteca Digital, da Biblioteca Nacional. Como instrumento de análise desse material se fez uso do conceito de Marcador Social, compreendido como o conjunto de diferenças socialmente construídas que se somam na produção das desigualdades ou hierarquias.

Referência(s)