Projeto solidariedade: trabalhando a afetividade na infância
2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 5; Issue: 4 Linguagem: Português
10.34119/bjhrv5n4-245
ISSN2595-6825
AutoresAriádene Mara Figueiró Valenga, Carla Cristina Kunicki Henning, Rayana Ruas De Oliveira,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoCaracterização do problema: O cenário contemporâneo tem promovido uma crise no desenvolvimento biopsicossocial das crianças, as quais carecem de um ambiente saudável satisfatório às suas necessidades emocionais em que possam desenvolver empatia com as pessoas ao seu redor, de modo que estabeleçam relações afetivas saudáveis. Com isso, é imprescindível a contribuição da escola, da família e da sociedade para estimular não apenas o desenvolvimento cognitivo da criança, mas também e principalmente a construção de uma “alfabetização emocional”, que tem como intuito aprimorar sentimentos e emoções, além de prover a constituição do caráter e da afetividade, que auxiliarão para um senso de solidariedade e amor ao próximo. Descrição da experiência: Inspirado no projeto Educoração, utilizando a dinâmica Círculo do Amor, este Projeto Solidariedade foi aplicado para 11 alunos do Maternal II, do Centro Educacional Irmã Isaura Carlesse. Foram realizados quatro encontros, uma vez por semana, no início da aula, com a duração de uma hora, compreendendo as canções, contação de história, o momento de compartilhar, os exercícios de biopsicologia, a meditação, automassagem e o relaxamento. Efeitos alcançados: As dinâmicas e vivências aplicadas ajudaram as crianças a aprenderem a desenvolver de forma lúdica e divertida qualidades como respeito e empatia, além de imprimir um clima de amor e alegria pelo decorrer do dia. Foi perceptível, a cada encontro, a mudança trazida pelo Círculo de Amor para a creche. Vale ressaltar que o sucesso observado na materialização deste projeto só pôde ocorrer em virtude da aceitação e do interesse por parte da creche, e principalmente do trabalho conjunto com a professora. Recomendações: Mesmo com todas as mazelas sociais é possível fazer do ensino algo realmente com valor e significado. Os exercícios de biopsicologia, as histórias, as canções e as rodas de conversa, sem dúvida, são estratégias que auxiliam no processo educacional e que devem ser utilizadas sistematicamente pelos professores em sala de aula. Porém, para todas elas, é necessário que haja um sentimento muito forte de amor por parte do educador.
Referência(s)