Aplicação do custeio variável numa empresa prestadora de serviço de internet via rádio

2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 4; Issue: 3 Linguagem: Português

10.34140/bjbv4n3-016

ISSN

2596-1934

Autores

DIOGO L. GUESSER, Altair Borgert, Emanuele Engelage, Fernando Richartz,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O objetivo deste estudo é aplicar um sistema de custeio variável em uma pequena empresa prestadora de serviço de internet via rádio, situada no município de Antônio Carlos – Santa Catarina, com a finalidade de obter informações para orientar a tomada de decisão. A metodologia utilizada para a realização deste estudo é descritiva, com abordagem quali-quantitativa, desenvolvida a partir de um estudo de caso. Com a aplicação do custeio variável, pode-se concluir que cada cliente contribui em média com R$ 37,29 para cobrir os gastos fixos. Por meio da margem de contribuição unitária revelou-se que os planos que têm mais contribuição são os de maior velocidade e, quando apurada a margem de contribuição por fator limitante, os planos de menor velocidade são os que apresentam melhor margem para a empresa. Como resultados tem-se a margem de contribuição total de R$ 40.244,67 e o ponto de equilíbrio de 1.030 clientes na média dos meses analisados. Tais valores obtidos, a partir da análise custo/volume/lucro, auxiliam no processo de tomada de decisão para empresas que prestam esse tipo de serviço.

Referência(s)
Altmetric
PlumX