
Educação do Campo interrogando a Educação Rural e o sistema apostilado de ensino
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português
10.14393/rep-2022-64122
ISSN1982-7660
AutoresAntonio Gonçalves Nunes Neto, Fabíola Soares Arcega, Maria Mikaella dos Santos Fonseca,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoA realidade de uma Educação do Campo está vinculada às lutas sociais dos seus diversos sujeitos. Nessa perspectiva, o presente artigo adotou como subsídio apresentar a contradição entre a Educação do Campo e a Educação Rural sob a luz do Sistema Apostilado de Ensino. Logo, esta pesquisa se apresenta como bibliográfica e documental, recorrendo a artigos, dissertações e documentos de órgãos estatais. A Educação do Campo exige transformações estruturais e urgentes, pois é preciso reconhecer o campo como lugar de formação, com finalidade da ação educativa destinada aos sujeitos do campo. Concluímos, então, que um dos elementos herdados da Educação Rural é a utilização dos Sistemas Apostilados de Ensino, os quais retiram a autonomia das escolas, dos professores e descaracterizam os sujeitos que vivem nos diversos territórios em nosso país.
Referência(s)