Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação do Campo interrogando a Educação Rural e o sistema apostilado de ensino

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14393/rep-2022-64122

ISSN

1982-7660

Autores

Antonio Gonçalves Nunes Neto, Fabíola Soares Arcega, Maria Mikaella dos Santos Fonseca,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

A realidade de uma Educação do Campo está vinculada às lutas sociais dos seus diversos sujeitos. Nessa perspectiva, o presente artigo adotou como subsídio apresentar a contradição entre a Educação do Campo e a Educação Rural sob a luz do Sistema Apostilado de Ensino. Logo, esta pesquisa se apresenta como bibliográfica e documental, recorrendo a artigos, dissertações e documentos de órgãos estatais. A Educação do Campo exige transformações estruturais e urgentes, pois é preciso reconhecer o campo como lugar de formação, com finalidade da ação educativa destinada aos sujeitos do campo. Concluímos, então, que um dos elementos herdados da Educação Rural é a utilização dos Sistemas Apostilados de Ensino, os quais retiram a autonomia das escolas, dos professores e descaracterizam os sujeitos que vivem nos diversos territórios em nosso país.

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